24 de outubro de 2018
Com a proliferação de edifícios de apartamentos e escritórios, surgem novos problemas que exigem novas soluções construtivas. Um deles é o ruído provocado geralmente por impacto nos pisos, que se transmite pela laje para o ambiente no andar de baixo. Esse tipo de problema, muito comum, pode ser sanado com uma solução construtiva de baixo custo: o piso flutuante.
Aplica-se um revestimento sobre a laje regularizada com placas de EPS de 20 mm de espessura classificação P I preparadas para essa finalidade. Cobrem-se as placas com um filme leve de polietileno, para em seguida aplicar-se o contra piso. Este receberá o piso de acabamento. Deve-se tomar cuidado para que o EPS torne o piso e o contrapiso totalmente isolados.
Com isso, todo ruído ou impacto que atingir o piso é atenuado pelo EPS, não chegando à laje de modo audível no andar de baixo.
Da mesma maneira que o piso flutuante, paredes entre apartamentos ou casas contíguas que recebem esse tipo de EPS, aplicado entre duas alvenarias delgadas ou até entre uma alvenaria e um revestimento rígido, têm os ruídos atenuados.