24 de outubro de 2018
A espuma rígida de poliestireno é um comprovado material isolante, sem o qual os países mais desenvolvidos não construiriam de modo atualizado e econômico, visando a redução no consumo de energia. Nos últimos 35 anos, esse material ganhou uma posição estável na construção de edifícios, não apenas por suas características isolantes, mas pela leveza, resistência, facilidade de trabalhar e baixo custo.
É um material plástico na forma de espuma, na cor branca, com micro-células fechadas, composto basicamente de 2% de poliestireno e 98% de vazios contendo ar, é inodoro, reciclável, não poluente, fisicamente estável, e sem dúvida um material isolante da melhor qualidade nas temperaturas de -70° a 80° centígrados. É um material da classe P (não retardante de chamas) – tipo 4 – com densidade aparente nominal igual a 18 kg/m³ e densidade aparente mínima igual a 16 kg/m³.
Resistente, fácil de cortar, leve e durável, é o melhor material para preenchimento de rebaixos ou vazios necessários a vários processos construtivos, principalmente lajes e painéis pré-fabricados ou semi-industrializados. Pelas mesmas qualidades, pode ser a solução para aterros estáveis sobre solos frágeis.